Menu superior

09 abril 2011

PETER DRUCKER

O Pai da administração foi um homem de visões, ele nasceu com visão estratégica para as questões da sociedade, em especial das empresas. Conseguia observar e analisa de maneira clara e assim transpor através de idéias inovadoras as novas tendências de negócios e estruturando seu conhecimento em livros de sucesso para o mundo administrativo e coorporativo. Peter Drucker soube descrever de maneira simplificada o mecanismo das administrações, como o homem deve agir na gestão, desde envolvimento das pessoas, os recursos físicos e a produção em geral. Sua historia se inicia no berço da cultura européia, Viena, Áustria, onde teve a oportunidade de absorver informações políticas, culturais, filosóficas, economias e se tornando um excelente escritor, como ele mesmo diz: O que sei melhor fazer é escrever.
O livro que lhe abriu as portas do sucesso foi escrito nos EUA (O Fim do Homem Econômico: As Origens do Totalitarismo- 1939). Peter obteve muita experiência na Europa, no seu país de origem com inicio da 1º guerra, como também na Alemanha e Londres. Porém, seu fascínio era o EUA, pelo início de uma nova potência econômica, com pessoas que estavam juntas dispostas a transformar e crescer uma nação deixou então a Europa e se estabeleceu nos EUA, como professor. Peter sabia o que estava por trás das empresas e dos negócios eram as “Pessoas”, então, descreveu como tratá-las, guiá-las e assim tornado-as o maior e melhor recurso das companhias, os Japoneses souberam aproveitar muito essas informação e absorveram de maneira a introduzir essa metodologia nas suas empresas.
Peter, foi grandioso pela sua humildade, característica que fez torná-lo querido por alunos, conceituados executivos e gestores. Suas orientações acadêmicas, frases de impacto são estudadas por muitos empresários. Já em meado dos anos 70 ele já conseguia visualizar as futuras tendências coorporativas, a valorização do homem intelectual, da informática e das automações. Seu lema é observar, observar como está o mercado, as pessoas, a economia, e a política, todos esses tópicos nos oferecem informações necessárias para gerir um negocio, orientando investimentos ou não em setores e áreas estratégicas. Devemos nos basear em suas teorias de estruturação organizacional e em no potencial humano, buscando através dos diversos conhecimentos a chave mestra para respostas e resoluções de problemas organizacionais e administrativos. Peter Drucker trabalhou a vida toda orientando pessoas através de livros e consultorias e desta forma contribuiu de maneira extraordinária para Administração, para o marketing e para as empresas.

Mari Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário