Menu superior

12 abril 2011

AS GOSTOSONAS

Alma lavada essa é a melhor expressão pós BBB 11, aqui pouco importa os cults que combatem o BBB, como as novelas,o BBB é um fenômeno sócio-midiatico que a intectualidade querendo ou não tem que engolir, o povo brasileiro consome. Qualquer pessoa que se propõe política precisa interagir com o quarto poder e perder algum tempo com os ditos" besteiróis". Digo ALMA LAVADA porque a gostosa venceu, Maria (que ninguém lembra o sobrenome) antes de mais nada quebrou vários paradigmas de uma sociedade, machista, conservadora, patriarcal.

A vitória de Maria dá um pouco de esperança, felicidade que uma mulher livre venceu, uma mulher sensual, farrista, meiga, amiga, doce, boba, simples.Uma mulher que como tantas outras, como eu, como você, amou um idiota, correu atrás, chorou, encheu o saco dos amigos, chorou, não esqueceu, procurou ajuda, leu livros, bebeu, bebeu, chorou e Venceu.
Outra grande questão é o fato dela ser gostosa. Ser "Gostosa" é um grande problema em qualquer espaço, a inveja , o preconceito caminham junto com as pessoas que por "obra" e "graça" são assim. Tudo é um problema, as fotos que se publica no facebook, os biquínis que usa,as roupas , os olhares que "carrega", os homens que ficou, os que fica e os que pode ficar. Uma gostosa necessariamente não precisa ter desenvoltura, beleza, simpatia, todos esses atributos somados a sua "gostosura" apenas lhe dá o direito de ter todos seus esforços ignorados, não importa quanto tenha trabalhado, o quanto tenha realizado,quantos bons filmes tenha assistido.Não importa a grande lista de livros devorados,não importa a graduação, títulos ou não. “A sociedade lhe garante a marginalidade, a gostosa não passa de uma criminosa que” acontece", não precisa ir muito longe as "amigas" são as primeiras a rotular que todas as conquistas de sua vida é pelo fato de você ter uma barriga "chapada", ou militantes estudantis na raia da loucura podem lhe acusar de ser peito e bunda numa eleição de DCE, ou seus "companheiros","camaradas" que talvez nunca tenham lido nada de relevante possam ser mais capazes . Maria ganhou hum milhão e meio, ganhamos o direito de ser.
Não quero nem debater aqui a covardia da maioria dos homens em se relacionar com mulheres desse "tipo" mulheres de espírito livre, eficientes, sagazes, inocentes, maliciosas, capazes e decididas. Para Maria o amor chegou gentil, amigo, inteligente, cuidadoso. O amor sempre chega e espero que fique.

*Juci Santana é Conselheira Estadual de Juventude pela UBM e faz parte da Direção Estadual Executiva da UJS na Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário