Menu superior

23 setembro 2011

JUIZA DELAÍDE ALVES

Biografia

Delaíde Alves Miranda Arantes nasceu em Pontalina, Goiás, em 1º de maio de 1952. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), pós-graduou-se em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Magistério Superior, Docência Universitária, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Exerceu a advocacia trabalhista exclusivamente nas áreas de direito individual e coletivo por 30 anos, prestando consultoria e assessoria jurídica para trabalhadores e empresas, tais como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino em Brasília - DF, a Federação dos Professores de São Paulo, os sindicatos dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e dos Bancários de Goiás, e das Empresas de Transporte Urbano de Goiás, e empresas dos ramos de energia elétrica, hotéis, alimentação, entre outras. Atuou na Justiça do Trabalho no estado de Goiás (TRT 18.a Região), no TST e no STF. Foi professora de Direito e Processo do Trabalho da PUC - GO entre 2002 a 2004 e palestrante em diversos eventos jurídicos, universitários e sindicais.

Atuando em defesa da valorização da mulher advogada, é atualmente vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ - GO) e membro do Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás (CONEM - GO). Como advogada trabalhista, presidiu o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), do qual é sócia fundadora, e foi vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-GO em 2009. Foi a primeira presidente mulher da Associação Goiana de Advogados Trabalhistas de Goiás (AGATRA). Participou ainda de entidades como a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), da qual foi conselheira representante no período de 2007/2008, e compôs o Comitê Técnico Assessor da Coordenadoria Latino-Americana de Advogados Trabalhistas (CADAL), com sede em Buenos Aires, Argentina, no de período 1987/1988.

É autora de artigos, matérias e diversas obras jurídicas, entre as quais “Trabalho Doméstico - Direitos e Deveres” (AB Editora, Goiânia – GO, 2002, 6.a edição), “Execução Trabalhista Célere e Eficiente – Um Sonho Possível” (em parceria com o Juiz do Trabalho Radson Rangel Ferreira Duarte, Editora LTR, São Paulo - SP, 2002) e “Direitos Trabalhistas e Previdenciários dos Trabalhadores no Ensino Privado” (coletânea de artigos coordenada pelo ministro aposentado do TST, José Luciano de Castilho Pereira - Editora LTR, São Paulo - SP, 2008).

Passou a integrar o Tribunal Superior do Trabalho em 1.o de março de 2011, ocupando vaga destinada a advocacia.

Integra no TST a 7.a Turma e a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1).

Com informações do TST


Nenhum comentário:

Postar um comentário