Menu superior

08 setembro 2011

Golpes na “democracia”

*Wilson Oliveira
Saíram os militares e vieram os civis, com eles a ditadura tributária se concretizou e se aperfeiçoa constantemente. A corrupção e a impunidade fizeram-se regra e agora todos os menos favorecidos estão sobre o chicote do algoz que governa conforme seus interesses e dos seus aliados.

O que nos interessa na democracia? Parece que somente bradar é o único direito efetivamente admissível. Ninguém entende porque se paga uma fortuna em tributos e eles não retornam ao povo. Ora, está na lei que todos têm que pagar impostos, mas somente devemos pagar? Assim é a nossa “democracia”: somente devemos pagar tributos e nada mais, o retorno é infinitamente menor. Comparemos à cobrança de tributos ao caso da piza. O cidadão vai a um restaurante, pede uma piza, paga antecipadamente por ela, no entanto, somente 100 gramas é-lhe servido. Absurdo!

Há um impostômetro calculando segundo a segundo a arrecadação da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal. É tanto dinheiro que o homem médio perde a noção de valores. E a vergonha: grande parte desse dinheiro é desviado para os bolsos de políticos e empresários.
Ora, pagamos os tributos para ter saúde. O sistema de saúde do governo é caótico, aí se paga plano de saúde, que não mais está resolvendo. Novamente se paga, do bolso, para não morrermos à míngua. Outro lado: se pagamos impostos para a educação pública, não devíamos pagar escolas públicas para nossos filhos. Então para que pagar tributo? Eles não retornando à satisfação dos contribuintes!

Os governantes brasileiros estão exercendo papel pior que o cacetete da ditadura exerceu. Antes da abertura democrática, tínhamos uma grande forçada preocupação: observar às ordens da ditadura, não se opor ao regime. Hoje, estamos “livres” para manifestações em desprol dos Poderes, dos políticos, administradores etc. No entanto, estamos escravizados à ditadura tributária movida pela corrupção. Péssimo é não ter de volta o dinheiro dos tributos. É onde está um golpe na “democracia”. Na verdade não existe democracia, uma vez que somente uma minoria tem acesso à boa saúde, educação e segurança.

Senhores, onde há dinheiro público há corrupção. Fez-se um câncer o desvio de verbas públicas. Brasil é um país péssimo para se viver hoje, todo dia as bases da democracia têm subtração. Entendo que o tripé da cidadania funda-se na saúde, educação e segurança, o que não temos e está muito longe de termos. Hoje, somente possuímos a liberdade de falar. Não temos liberdade de andar livremente nas ruas e nem de ficar em nosso lar, porque somos roubados ou mortos, não temos saúde, não temos educação, não temos nada que eleve o País a um Estado democrático. Nem que recorramos à Justiça veremos os nossos direitos reconhecidos, pois ela é tão lenta que faz aumentar nossas angústias e decepções.

Nem Hércules, que matou a Hidra de Lerna, dará jeito nesses homens que furtam às claras os recursos dos cidadãos brasileiros e até Diógenes se sentiria envergonhado se empunhasse sua palavra em busca da probidade nesse Brasil. Até que o povo se levante definitivamente contra a sujeira implantada na administração publica brasileira, viveremos ainda muito sofrimento dos nossos doentes, teremos uma pífia educação e uma péssima segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário