Menu superior

06 julho 2011

União dos Estudantes da Bahia elege novo presidente

A Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus, no sul da Bahia, recebeu centenas de estudantes universitários de todo o estado no último final de semana (de 1ª a 3/7) para o 4º Congresso da União dos Estudantes da Bahia (UEB). No encontro foram debatidas as principais questões envolve...ndo as universidades baianas e eleita uma nova direção para entidade, que terá como presidente Luciano Marques, estudante de direito da UNIME de Lauro de Freitas.
As questões envolvendo as universidades estaduais deram o tom do 4º Congresso. A defesa de mais autonomia, revogação da lei 7176/97 e maior financiamento foram algumas das principais demandas levantadas pelos participantes. A nova direção eleita terá o desafio de apresentar um plano de reestruturação para as universidades estaduais, avaliar o desempenho do REUNI nas universidades federais do estado, combater o aumento de mensalidades, barrar invasão do capital estrangeiro nas instituições particulares e uma ampla política de assistência estudantil.
Para Augusto Chagas, presidente da UNE que participou da programação do Congresso, “a UEB e a UNE estão preparadas para buscar mais conquistas e travar lutas sempre em busca de uma Bahia e de um Brasil mais justo, estamos muito motivados na véspera do CONUNE, processo que mobiliza milhares de estudantes pelo Brasil, esse é o maior patrimônio da UNE”, resume Chagas.
Eleito presidente da entidade para o próximo biênio, Luciano Marques avaliou que o “CONUEB foi rico no debate político, participativo. Foram apresentadas varias proposições pelo conjunto dos estudantes que souberam conviver com a diversidade de opiniões. A UEB inicia uma nova gestão com o ânimo renovado para tocar a luta em todas as regiões do estado e fazer com que nossa entidade esteja cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes baianos”, concluiu.
A UEB foi fundada em 1943, desativada no período da ditadura militar e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontece em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho. A entidade fez parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt, Sidonio Palmeira , Renato Rabelo entre outros. A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diversos grupos que se organizam nas universidades.



                             Com informações de Juci Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário