Menu superior

25 março 2011

89 ANOS PCdoB

Hoje essão especial, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, comemora os 89 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A homenagem, iniciativa das vereadoras Aladilce Souza e Olívia Santana, teve a presença de parlamentares como Deputado Estadual Álvaro Gomes, Fabrício e os Deputados Federais Daniel Almeida e Alice Portugal, dirigentes do partido, convidados e representantes de sindicatos e demais entidades da sociedade organizada.


UM POUCO DE HISTÓRIA DO PARTIDO MAIS ANTIGO DO BRASIL

Fundado em 28 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Nasceu das primeiras greves operarias no Brasil com influência do ideário marxista leninista, viveu grande parte de sua vida na clandestinidade.

Em 1962, enfrentou o oportunismo de direita no seio da organização, foi o primeiro Partido Comunista fora do poder a romper com o revisionismo. Reorganizou-se, adotando a sigla de PCdoB, e realçou sua marca revolucionária.
A trajetória dos comunistas e de seu Partido no Brasil é incontestável, são diversas as lutas e batalhas travadas pela organização, greves operarias, luta pelo desenvolvimento, enfrentamento a ditadura militar com Guerrilha do Araguaia, luta pelas diretas e pela soberania, são acontecimentos que forjaram a disciplina e a combatividade de seus militantes e quadros. A história de luta dos comunistas se confunde com a história do povo brasileiro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário