Menu superior

02 julho 2009

IANSÃ - OYÁ


Os filhos desse orixá são muito extrovertidos, apreciando boas companhias, festas, viagens e divertimentos em geral. Possuem muita vitalidade, estando sempre dispostos para fazer o que gostam.
Não suportam trabalhar em lugares fechados e, principalmente, obedecer ordens, pois não gostam de se sentir inferiorizados. Por isso, são instáveis em sua vida profissional. Não aceitam que pessoas de fora se intrometam na rotina de sua casa ou dêem palpites em sua vida familiar.
Não gostam que lhe digam o que fazer, ou que lhe façam críticas. Sempre tentarão justificar suas atitudes, mesmo que sejam injustificáveis. Dão muito valor à segurança de um lar e de uma família bem constituída e feliz. Adoram sua casa, embora não agüentem ficar presas a ela.
São muito sensuais e apaixonam-se com freqüência, só aceitando viver com alguém se existir amor. Quando amam de verdade, fazem de tudo para manter essa relação. São ciumentos, possessivos e incapazes de perdoar ou esquecer uma traição.
Quando são provocados, enfurecem-se de uma tal maneira, que ninguém ousa enfrentá-los. A fúria não demora muito para passar, fazendo-os voltar ao normal, como se nada tivesse acontecido. Geralmente arrependem-se por agir dessa forma.
Em seu estado normal, podem ser dóceis e amáveis. Gostam de usar de franqueza, pois odeiam mentiras e qualquer coisa que manche sua reputação. Algumas vezes são ousados e arrogantes, possuindo um gênio e uma natureza difícil de lidar.
São muito francos e diretos, não havendo ética que os segure. Gostam de lutar pelo que acreditam e acham justo.
Os filhos de Oyá possuem uma grande necessidade de afirmação.


Filhos de IansãSensuais. Nervosos. Bonitos. Apaixonados. Explosivos. Metódicos. Teimosos. Malcriados. Excelentes amigos. Espalhafatosos. Faladores. Ciumentos. Irrequietos. Insensíveis. À opinião pública. Volúveis no amor. Solidários. Fortes. Carismáticos. Trabalhadores incansáveis. Melancólicos. Infelizes. Guerreiros. Ingênuos. Reclamões. Agressivos. Persistentes. Decididos. Concentrados. Influenciáveis. Resignados.

Um comentário:

  1. "Que o caminho seja brando a teus pés,
    Que o vento sopre leve em teus ombros.
    Que o sol brilhe cálido sobre tua face,
    As chuvas caiam serenas em teus campos.
    E até que eu de novo te veja,
    Que oyá te acompanhe".

    axé pretinha.

    ResponderExcluir