Menu superior

25 abril 2013

ADMINISTRAR O BRASIL



Fácil criticar o Estado, difícil é estar participando, discutindo, interagindo-se e de certa forma buscando soluções entre o diálogo, o debate e as grandes possibilidades de intervenção. A sociedade acha que pode fazer justiça pelos meios de comunicação, sim, de certa forma os meios de comunicação ajudam a ampliar as problemáticas desse imenso território chamado Brasil. Mas, a meios de comunicação não podem tomar o poder de querer administrar, solucionar questões que de fato só a Legislativo, Executivo e Judiciário e o "Ministério Público" podem solucionar.
Não assisti o Jornal Nacional hoje (09/05/2011), que vem mostrando uma série de questões fundamentais sobre a Educação. A educação é base da Nação, enquanto o Governo não se dê conta da principal chave mestra para um futuro digno e social deste país, ficaremos a mercê da violência e das situações de risco que os baixos níveis de educação familiar, educação institucional e educação formal podem ocasionar.
A realidade do Brasil é muito ampla. Fala-se tanto mal, que temos que melhorar Saúde, Educação, Economia, Emprego, Segurança e entre outros pilares principais com reformas na Previdência, reformas Políticas, mais não nos damos conta das diferenças geográficas e sociais deste País. Acredito que para melhoria de cada município, de cada Estado e da União só será solucionada a partir modelo de Gestão Moderno. Um modelo que  possa ser eficaz para sociedade. Complicado é como montar esse modelo perfeito, que não haja tantas falhas quando se trata de cuidar do social. Aí que vem o papel da sociedade de tentar contribuir na busca de soluções.
A solução é a solidariedade. A solução é sermos solidários uns com os outros, deixar o egoísmo do capital e tentar de certa forma sermos mais humanos, sermos menos preconceituosos e medíocres quando se fala de padrões. O problema que na política como em qualquer outro lugar existe pessoas de bem e pessoas gananciosas. Então, as pessoas preferem ficar no comodismo da novela a entrar em um asilo para ler um livro a um idoso, preferem a comodidade de seus sofás a se juntar algum grupo para tentar mudar, tentar se organizar. Nos brasileiros temos um péssimo hábito de não sermos planejados, de não sermos organizados. Temos que colocar a cabeça e  se planejar e ai vem o papel do Gestor Publico, quando de fato deveria acontecer um modelo de Gestão Publica pautado no fator planejamento - organização – execução e controle de todo processo.
Mais o povo e o gestor se perdem na execução e ai aumenta-se custos e quando se observa já está tudo fora de controle.
Sei que falta alguns passos para encontramos a solução exata de se administrar de maneira Coerente, Eficiente e Eficaz. Mas, tenho certeza que apesar do tamanho da nossa estrutura NAÇÃO (BRASIL) conseguiremos diminuir mazelas e proporcionar um Bem Estar Social. Acredito que nesses ultimos governos, em especial de Lula, conseguimos plantar uma Grande semente que é a semente que irá transformar esse País na 1º Economia Mundial. Acredito no nosso imenso capital HUMANO, POLÍTICO, ECONOMICO e SOCIAL.
Vamos cuidar bem...porque em cada esquina que vejo um cidadão sei que ali dentro dele existe um ser do Bem, esperando uma oportunidade digna de evoluir.


Por Mariana Assunção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário