Menu superior

31 julho 2012

50 anos de emancipação



Lauro de Freitas valoriza diversidade cultural na festa dos 50 anos de emancipação
A diversidade cultural marcará presença na festa dos 50 anos de Emancipação Política de Lauro de Freitas, comemorados entre os dias 28 e 31.
A festa, que começa com hip hop e rock, terá um dia para o arrocha, com Elaine Fernandes e convidados, e será encerrada em grande estilo, no dia 31, terça-feira. Nessa data, a programação começa com missa solene, celebrada na secular igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, às 8h, e segue cortejo cultural, às 9h.

O “parabéns pra você” será comandado pelo Grupo Revelação, que se apresenta na praça da Matriz a partir das 21h.
Em 31 de julho de 1962, Santo Amaro de Ipitanga se tornou Lauro de Freitas. São 404 anos de história e 50 de Emancipação Política. Município mais dinâmico da Bahia, Lauro de Freitas é o primeiro em densidade populacional e segundo menor do Estado. Nos últimos anos se tornou referência para o país em programas sociais e geração de emprego, que contribuíram na redução do índice de extrema pobreza em 24%, maior queda no Estado (dados do MDS).

A programação será aberta no dia 28 (sábado), a partir das 16h, com a apresentação dos grupos selecionados no Festival de Bandas. Os vencedores mostrarão o talento e concorrerão a gravação de faixas musicais em CDs, entre outras premiações. O II Rock´n Lauro que homenageará ao Cinquentenário e a Jovem Guarda, no dia 29 (domingo), na Praça Martiniano Maia (Centro), terá grupos de hip hop a partir das 14h e bandas de rock às 18h. Já estão confirmados PDM, Movidos a Álcool, Norfist e Clandestinos.
Já no dia 30 (segunda-feira), a partir das 18h, é a vez do arrocha com Elaine Fernandes, César Sampaio e as bandas Hits do Arrocha, Anjos do Arrocha, Bandidos do Arrocha, na Praça da Matriz.
No dia 31, logo após a missa, grupos culturais e escolas saem do final de linha em direção à praça da Matriz desfilando toda a diversidade do município, expressas na capoeira, samba de roda, pernas de pau e fanfarras, entre outras manifestações populares. A grande atrações da noite é o Grupo Revelação, que sobe ao palco após a apresentação da banda Fora da Mídia, e do vídeo da Dança do Cinquentenário, que representa a união de todas as comunidades na homenagem a Lauro de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário