Menu superior

13 julho 2010

ALICE PORTUGAL 6522




ALICE MAZZUCO PORTUGAL, brasileira, nascida em 16 de maio de 1959, foi líder estudantil no período de 1977 a 1981, tendo participado da direção Diretório Acadêmico Ferreira Gomes da Faculdade de Farmácia da UFBA e do DCE-UFBA em várias gestões. Teve importante participação na reconstrução da UNE - União Nacional dos Estudantes. Formou-se como Farmacêutica Bioquímica em 1981 pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, sendo hoje profissional dos quadros do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da mesma Universidade. Alice foi diretora da ASSUFBA, FASUBRA e da Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores.





Em 1995, eleita deputada estadual pelo PCdoB, para o período de 1995 a 1998, obtendo 14.059 votos. Recebeu neste período todos os troféus conferidos pelo Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa da Bahia, tendo inclusive recebido o Troféu Ruy Barbosa como “Melhor Parlamentar da Legislatura”. Reeleita para o Parlamento Baiano com 27.675 votos para o período de 1999 a 2002, destacou-se como Líder do Bloco da Oposição, tendo sido mais uma vez premiada pelo Comitê de Imprensa nos anos de 1999 e 2000. Participou durante os dois mandatos de diversas Comissões Temáticas da Assembléia, tendo exercido a Presidência da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher por dois anos consecutivos, realizando neste período o I e II “Encontro sobre Mulher e Política na Bahia”.



Em 2002, Alice Portugal foi eleita deputada federal, obtendo 121.043, a terceira maior votação de Salvador e a décima maior votação do estado. Na Câmara dos Deputados Alice Portugal integrou as Comissões Permanentes de Educação, Cultura e Desporto e de Políticas Públicas para a Juventude, de Trabalho, Administração e Serviço Público; Turismo e Desporto e a CPI da Exploração Sexual infanto-juvenil.


Em 2006, Alice foi reeleita para a Câmara dos Deputados, e integra como titular a Comissão de Educação e Cultura e a Comissão de Seguridade Social e Família, além de fazer parte da Frente Parlamentar da Saúde, da Frente Parlamentar do Esporte, e é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal.

2 comentários: