Menu superior

25 abril 2013

ADMINISTRAR O BRASIL



Fácil criticar o Estado, difícil é estar participando, discutindo, interagindo-se e de certa forma buscando soluções entre o diálogo, o debate e as grandes possibilidades de intervenção. A sociedade acha que pode fazer justiça pelos meios de comunicação, sim, de certa forma os meios de comunicação ajudam a ampliar as problemáticas desse imenso território chamado Brasil. Mas, a meios de comunicação não podem tomar o poder de querer administrar, solucionar questões que de fato só a Legislativo, Executivo e Judiciário e o "Ministério Público" podem solucionar.
Não assisti o Jornal Nacional hoje (09/05/2011), que vem mostrando uma série de questões fundamentais sobre a Educação. A educação é base da Nação, enquanto o Governo não se dê conta da principal chave mestra para um futuro digno e social deste país, ficaremos a mercê da violência e das situações de risco que os baixos níveis de educação familiar, educação institucional e educação formal podem ocasionar.
A realidade do Brasil é muito ampla. Fala-se tanto mal, que temos que melhorar Saúde, Educação, Economia, Emprego, Segurança e entre outros pilares principais com reformas na Previdência, reformas Políticas, mais não nos damos conta das diferenças geográficas e sociais deste País. Acredito que para melhoria de cada município, de cada Estado e da União só será solucionada a partir modelo de Gestão Moderno. Um modelo que  possa ser eficaz para sociedade. Complicado é como montar esse modelo perfeito, que não haja tantas falhas quando se trata de cuidar do social. Aí que vem o papel da sociedade de tentar contribuir na busca de soluções.
A solução é a solidariedade. A solução é sermos solidários uns com os outros, deixar o egoísmo do capital e tentar de certa forma sermos mais humanos, sermos menos preconceituosos e medíocres quando se fala de padrões. O problema que na política como em qualquer outro lugar existe pessoas de bem e pessoas gananciosas. Então, as pessoas preferem ficar no comodismo da novela a entrar em um asilo para ler um livro a um idoso, preferem a comodidade de seus sofás a se juntar algum grupo para tentar mudar, tentar se organizar. Nos brasileiros temos um péssimo hábito de não sermos planejados, de não sermos organizados. Temos que colocar a cabeça e  se planejar e ai vem o papel do Gestor Publico, quando de fato deveria acontecer um modelo de Gestão Publica pautado no fator planejamento - organização – execução e controle de todo processo.
Mais o povo e o gestor se perdem na execução e ai aumenta-se custos e quando se observa já está tudo fora de controle.
Sei que falta alguns passos para encontramos a solução exata de se administrar de maneira Coerente, Eficiente e Eficaz. Mas, tenho certeza que apesar do tamanho da nossa estrutura NAÇÃO (BRASIL) conseguiremos diminuir mazelas e proporcionar um Bem Estar Social. Acredito que nesses ultimos governos, em especial de Lula, conseguimos plantar uma Grande semente que é a semente que irá transformar esse País na 1º Economia Mundial. Acredito no nosso imenso capital HUMANO, POLÍTICO, ECONOMICO e SOCIAL.
Vamos cuidar bem...porque em cada esquina que vejo um cidadão sei que ali dentro dele existe um ser do Bem, esperando uma oportunidade digna de evoluir.


Por Mariana Assunção