Menu superior

30 junho 2011

PAULO COLOMBIANO E CATARINA

Assassinato de Colombiano completa 1 ano sem solução
Sindicalista foi morto com a mulher; polícia não comenta caso

O crime aconteceu na noite do dia 29 de junho de 2010. O casal, que estava junto há 20 anos, chegava numa Kia Sportage em casa, no condomínio Catavento, na rua Teixeira de Barros, em Brotas, quando foi surpreendido por dois homens em uma moto. Os bandidos atiraram contra as vítimas. Colombiano foi alvejado sete vezes, e Catarina foi atingida com um tiro.

O então delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, afirmou que não restava dúvida de que o crime tinha sido encomendado. Já o governador Jaques Wagner chegou a dizer que “todo o equipamento da Segurança Pública estadual” seria empregado na busca dos assassinos. “Quero respostas rápidas”, disse o governador, há um ano, no início das investigações.

Manifestação“Passou um ano e esse bárbaro crime não foi elucidado. Foi alguém com que ele (Colombiano) contrariou interesses. Agora queremos saber quem foi”, disse o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, regional Bahia (CTB-BA), Adilson Araújo.

“Vamos cobrar investigação e punição. Ele morreu por ser honesto e cobrar seriedade na gestão da coisa pública”, destacou o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

29 junho 2011

Abertura para Comentários

Amigos...

Está aberto o link para Comentários.

QUANDO AS MULHERES IRÃO SE UNIR??

Essa semana tive uma conversa muito produtiva com uma mulher, mãe, trabalhadora e de grande intelecto. Na decorrer de nossa conversa, falamos sobre as relações sociais e as mudanças do papel da sociedade nas relações afetivas, familiares e exaltamos a valorização dos aspectos da mulher na sociedade que vem aumentando sua participação no mercado de trabalho, porém, ainda de maneira desigual com diferenciação de salários e de cargos de alto posicionamento. Até que chegamos ao um ponto crucial e delicado. Afinal, nos mulheres nunca nos unimos verdadeiramente como outras classes e generos. Vamos ao exemplo dos homens e mulheres de relações homoafitivas? Eles, excelentes profissionais chegaram ao um nívil social de participação que atualmente gerenciam canais de TV, são produtores, artistas e intelectuais e formadores de opnião. Aí que percebemos a grande influência positiva dessa posição de liderança e de organização dos grupos gays. Hoje contamos com uma das maiores passeatas de liberdade de expressão e de demostração de alegria, demostração de assuntos polêmicos que vem sendo conquistados. Eu aplaudo de pé toda essa conquista, porque imagino que não foi fácil. Mas, nós mulheres? Afinal, quando vamos nos Unir, verdadeiramente? Para impor respeito em nossas relações, sejam amorosas, afetivas, profissionais e sociais? Quando vamos educar nossos filhos para que respeitem as suas esposas ou não e que nossas filhas respeitem a si mesmas?
Precisamos acabar com essa disputa imatura, egoísta e que nos fazem sermos chamadas de raça de desunidas. Não somos inferiores, não somos desunidas e não somos egoístas. Necessário organização e especialmente das idéias, legislação especifica e mudanças em alguns pautas, necessários buscar sermos intelectuais e formadoras de opnião na maquina chamada mídia e não apenas sermos bundas e peitos como a mídia por muitos anos produziu. Chega de futilidade e marginalidade contra as mulheres, necessário criar um posição séria e articulada para impor respeito e a valorização da imagem da mulher na mídia, da imagem da mulher na sociedade e na família.

28 junho 2011

MANUELA D`ÁVILA

Hoje faço a indicação do Blog da Deputada Federal Manuela D`Ávila (PCdoB), jovem, mulher e com forte atuação política com idéias inovadoras para um país em progresso.
Ela foi a Deputada Federal mais bem votada no seu Estado (Rio Grande do Sul) nas suas duas Eleições.

Sua Biografia
Manuela d’Ávila é deputada federal e jornalista formada pela PUC-RS. Iniciou sua trajetória no movimento estudantil em 1999. Dois anos depois, em 2001, ingressou na política partidária pelo Partido Comunista do Brasil (PcdoB). Foi conselheira do Conselho Universitário da UFRGS, coordenadora do Centro de Estudantes de Ciências Sociais, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (2003), presidente estadual (2005) e diretora nacional da UJS (2002). Em 2004 foi eleita a mais jovem vereadora de Porto Alegre. No ano de 2006 foi eleita a deputada federal mais votada do RS. Em 2008 foi candidata à prefeitura de Porto Alegre, sua terra natal. Em 2010 foi a deputada federal mais votada da história do Rio Grande do Sul com quase meio milhão de votos e a deputada mais vota do Brasil. Na Câmara, Manuela foi relatora da Lei dos Estágios, do Estatuto da Juventude e do Vale-Cultura, e foi vice-presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. No ano de 2009, foi indicada por jornalistas ao Prêmio Congresso em Foco e foi eleita pelos internautas como a deputada que melhor representa a população na Câmara. Integra a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade na Internet e a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. Eleita por unanimidade, preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Em 2011 foi apontada pela revista Época como uma das 40 personalidades com menos de 40 anos mais influentes do Brasil. Manuela tem um mandato dedicado ao desenvolvimento do país e reconhecido no Brasil e na América Latina pela defesa dos interesses da juventude e dos trabalhadores.    

BLOG:        http://bolademeiaboladegude.blogspot.com/
SITE:          http://www.manuela.org.br

26 junho 2011

OBSERVATÓRIO DA MULHER

Estarei indicando uma série de sites interessantes sobre a Temática da Mulher. Todos com artigos e publicações sobre Saúde, Educação, Política, Família, Sexualidade e Midía.

O Observatório da Mulher foi fundado em outubro de 2005, por um grupo de feministas independentes, visando construir novos espaços de atuação. O Observatório da Mulher busca contribuir, resgatar e tornar visíveis as lutas das mulheres no Brasil.

Temos como objetivos principais, promover os direitos das mulheres, a democratizar a comunicação, produzir e veicular informações sob o ponto de vista das mulheres, promover a educação ambiental e a mudança de hábitos de produção e de consumo além de avaliar as políticas públicas sob a ótica de gênero da mulher.

24 junho 2011

MENTALIZAÇÃO

A meditação é uma prática tradicional usada como uma forma de concentração mental. Antes de mais nada, é um método de comunicação com o mundo dos espíritos superiores. O mundo da terceira dimensão, onde vivemos, está repleto de maus pensamentos e baixas vibrações. Devido a isso, é preciso sair da sua própria rotina, afastar-se das vibrações deste mundo material e olhar para dentro de si. O primeiro passo para a meditação é isolar-se do mundo externo. Para tanto, é preciso encontrar um local adequado, onde não seja perturbado. É muito importante afastar os problemas, as preocupações e controlar a vibração do coração. Se houver no coração sentimentos negativos, de inquietação ou intranquilidade, os maus espíritos (influências negativas) se utilizarão deles para se unirem a você, invadindo o seu coração. Portanto, antes de entrar em estado meditativo, é preciso corrigir o estado do seu coração, examinando os seus pensamentos e atos, um a um. E o que precisa ser examinado primeiramente? Em geral, o importante é refletir sobre o dia de hoje. Como foi o seu dia? Quais os pensamentos que passaram pela sua cabeça ao longo do dia. Esses pensamentos estavam corretos? Pensou negativamente? Fez alguma coisa errada? Reflita como foram os seus pensamentos e atos no dia de hoje. Depois de examiná-los, tente corrigir e tenha a determinação de não repetir o erro.
Para se isolar das vibrações deste mundo e poder olhar para dentro de si mesmo, o seu corpo precisa estar bem relaxado. Escolha a postura que lhe seja mais confortável.
Para harmonizar as vibrações do coração, vamos usar o método da respiração: solte todo o ar pela boca e em seguida, inspire pelo nariz. Expire o ar e inspire, expire e inspire. Continue a respirar lentamente. Mantenha o ritmo constante de respiração por alguns minutos. Imagine que o oxigênio esteja fluindo por meio da corrente sanguínea para todo o seu corpo. Da cabeça para a nuca, pescoço, ombros, etc. Isso eliminará todas as vibrações negativas do seu corpo. Não haverá mais agitação no seu coração e as preocupações do dia a dia gradualmente desaparecerão. Você começará a se sentir bem, como se tivesse passado o dia numa casa de campo em algum local retirado entre as montanhas e sentirá uma verdadeira felicidade.

20 junho 2011

PCdoB LAURO DE FREITAS

O PCdoB reafirmou que terá candidato - tudo indica que será Chico Franco - na disputa pela Prefeitura de Lauro de Freitas em 2012. A decisão ocorreu durante seminário do partido realizado neste domingo (19) em Brasília. A meta do PCdoB é tornar-se protagonista na seara política. Para isso irá quintuplicar o número de candidatos a prefeitos no país e, em alguns munícipios, ao que tudo indica marchará sem o PT, tradicional aliado.
Além de Lauro de Freitas, o partido já anunciou que disputará as prefeituras de Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna e Lauro de Freitas. Detalhe: em todas essas cidades o PT tem candidato.

17 junho 2011

CTB apoia mobilização dos profissionais da comunicação

Jornalistas, gráficos e funcionários da área administrativa de “A Tarde” vão dar um abraço no jornal, na tarde desta sexta (17), às 14h. O ato faz parte da mobilização dos profissionais que estão em estado de greve, desde o último dia 7 de junho, em protesto ao reajuste salarial proposto pela empresa: 0%.
Os funcionários do veículo ameaçam suspender as atividades se a empresa não reconsiderar a proposta. Na verdade, o índice nulo de reajuste não é novidade para os trabalhadores, que em 2009 concordaram com o índice zero proposto pelo veículo para que não tivessem demissões. Mas “A Tarde” não cumpriu o acordo e rompeu a cláusula de estabilidade demitindo funcionários.
Para o presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, que vem apoiando a luta destes profissionais, o jornal vem legitimando tudo que é contra o trabalhador e aprofunda a precarização do trabalho. “Os profissionais estão sendo massacrados pela carga excessiva de trabalho, não recebem as horas extras e vivem na expectativa de um Plano de Cargos e Salários que não se concretiza, sofrendo com as péssimas condições de trabalho e estão longe de ter uma compensação”, ressalta o dirigente.
“Estamos acompanhando toda esta luta dos trabalhadores(as) de “A Tarde”. No dia 22, às 16h, vamos estar também na assembleia que vai ser realizada no próprio Jornal, pelos profissionais, e que vai decidir os rumos do movimento”, concluiu.

Daniela Sansão – CTB-BA

16 junho 2011

Marcha da Maconha


O Supremo Tribunal Federal liberou por 8 a 0 o ato pró-maconha. A ação foi movida pela Vice-Procuradora-Geral da República, Deborah Duprat. Ao defender a liberdade de expressão, o relator avaliou que a exposição de novas idéias podem ser "transformadoras, subversivas, mobilizadoras". "Idéias podem ser tão majestosas e solidas, quanto são as mais belas catedrais. Idéias podem ser mais poderosas que a própria espada. E é por isso que as ideias são tão temidas pelos regimes de força."
Os ministros afirmaram que proibir a marcha seria considerar que a legislação penal brasileira não pode mudar. "Nenhuma lei, nem penal, pode se blindar contra discussão de seu conteúdo. Nem a Constituição", disse Ayres Britto.

8º Congresso da UBM

Nos dias 10 a 12 de Junho de 2011 aconteceu em Praia Grande – São Paulo, o 8º Congresso Nacional da União Brasileira de Mulheres. A principal meta deliberada foi “A conquista de um País desenvolvido, soberano, socialmente equilibrado e ambientalmente sustentável”.
O Brasil vive um momento ímpar de sua história. Elegemos uma presidenta. Começa a cair o véu da invisibilidade feminina. É preciso avançar na afirmação de políticas públicas com um projeto de desenvolvimento para a nação socialmente includente que valorize a diversidade cultural e social. Queremos um país que produza mais riqueza para melhorar as condições de vida, em especial, fortalecendo a autonomia e o empoderamento das mulheres, promovendo a capacitação e valorização do trabalho.
Reuniram-se no Congresso mulheres de várias partes de Brasil, com a participação também das mulheres jovens, negras, mães e trabalhadoras. A Bahia obteve uma expressiva representatividade com a presença de 56 delegadas, proporcionando mais uma vaga na Executiva Nacional, composta por Daniele Costa, Maria Rosa, Patrícia Vieira e Lídia Ferreira.
Foi colocada em destaque na abertura do Congresso pela Deputada Federal Alice Portugal, pontos políticos de extrema importância para o aumento da participação feminina nas esferas de poder como o financiamento público de campanha, a lista alternada com 50% de mulheres e as coligações, visando fortalecer a democracia e a representatividade feminina.
“A percepção foi uma só: a mulher não pode mais ficar no lugar em que foi colocada por muitos anos, ela precisa ter garantido o direito de escolher o seu lugar e seu espaço. Isso significa pautar os espaços de poder, permitidos e condicionados apenas como direito do homem. Para tanto, é preciso a conscientização da própria mulher, conscientização da sociedade, articulação, organização, fortalecimento, para que se possa efetivar ações e planos, buscando garantir recursos específicos para isso”. Ressalta Arielma Galvão (Delegada UBM-BA e Assessora Técnica de Gênero e Raça – SETRE – Sec. Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia).
O Congresso da UBM abriu janelas e proporcionou uma visão sobre as questões como a do SUS, aonde os dados nos mostram sendo a maioria que utiliza desse sistema. Tivemos mesa de discussão com grupos de trabalho sobre Educação Inclusiva, Não Sexista, Mídia e Cultura, Juventude, Violência Domestica, Meio Ambiente e Reforma Urbana.
Renata Nascimento (UJS-BA) comenta: "Estar num congresso com mulheres de todos os lugares, discutindo sobre as mais diversas questões do feminismo foi uma experiência muito forte e emocionante”.
Portanto, o desafio que se coloca para a UBM é contribuir decisivamente para mobilizar e fortalecer a participação política das mulheres para consolidar cada vez mais a emancipação da mulher e de toda humanidade. As camaradas demonstraram seu empenho nos debates, nas mesas e com inclusão de proposta ao regimento. Assim, fortalecendo a entidade que nasceu na Bahia.


                                                                                           Mariana Assunção – Comunicação UBM-BA

13 junho 2011

Alzheimer - conhecendo um pouco mais

A doença de Alzheimer (DA) pronuncia-se (AU-ZAI-MER) é uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando:diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações comportamentais.
Definida por muitos como “mal do século”, “peste negra”, “epidemia silenciosa” etc. a DA é ainda pouco conhecida em nosso meio e tem efeito devastador sobre a família e o doente.
Tida como uma doença rara, conhecida erroneamente como “esclerose” pela população em geral, a doença de Alzheimer representa para a comunidade sério ônus social e econômico.
A DA pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica de forma exponencial. Existem relatos não documentados de DA aos 28 anos de idade.
Nos EUA, 70 a 80% dos pacientes são tratados em seus domicílios, demonstrando com clareza a importância da orientação para a família nas questões relativas aos cuidados e gerenciamento desses pacientes. O restante dos doentes está sob os cuidados de clínicas especializadas. 60% dos residentes em asilos apresentam alguma forma de demência.

02 junho 2011

EU GOSTAVA DE LAURO DE FREITAS!!!

Eu gostava de Lauro de Freitas! No fundo ainda adoro essa cidade. Quando vim morar aqui, ainda muitas das ruas de acesso a Villas, Ipitanga e outras localidades era tudo de barro, ruas de chão e agora quando passo não vejo a calmaria de outros tempos. Vejo apenas novos empreendimentos comerciais. Não sou contra ao comércio e nem muito menos aos novos estabelecimentos. Mas, sinto nostalgia. Freqüentar a praia na sua calmaria, sinto nostalgia das feiras das nações do Apoio, das pessoas que víamos sempre revíamos. Era até engraçado, porque as fofocas rolavam soltas. Enfim, tudo mudou. Crescemos e continuamos crescendo. Eu não fui tão esperta como outros investidores e empreendedores que viram aqui uma bela e gorda fatia de mercado. Mas, crescemos e ainda vamos continuar. Lauro de Freitas é uma das primeiras se não a primeira cidade no Brasil que mais rapidamente cresce seus índices populacionais. Eu vi como muitos isso tudo crescer e se transformar desde da vinda da FORD, desde construção de Sauípe, desde privatização da linha verde. Aqui muita coisa mudou. Amo essa cidade, com seus poucos bairros, cada um com sua peculiaridades. Cada um com seu ritmo! O Centro naquele movimento do comércio, da prefeitura e da nossa praça matriz. Villas esbanjando chame, entretenimentos com seus mais novos bares e nossa maravilhosa praia.
Itinga é praticamente uma cidade, hoje já não mais violenta e cheia de movimento, muita gente! Adoro a Itinga...um bairro com características fortes, pessoas de grupos e movimentos sociais. Itinga é nosso maior colégio Eleitoral! Ali se elege prefeito e ali temos uma grande fatia da população que precisa se mais assistida. Não vou me esticar entre Vida Nova, Areia Branca...Burraquinho, Portão e Quingoma! Outro dia saliento sobre esses bairros.
Mas como estava falando. Eu gosto de Lauro de Freitas! A cidade cresceu no meio da Estrada do Coco. Entretanto, me pergunto é a nossa verdadeira Lauro de Freitas aonde está? A cidade ainda bucólica. A cidade de veraneio? A cidade de passeio e de passagem? Lauro de Freitas! A nossa Cidade é agora uma verdadeira metrópole globalizada. Temos de tudo, acho que quase não falta nada. Na verdade, falta sim. Falta muita coisa. E devemos nos atentar para que não se destrua essas coisa. Falta sim fiscalização e muita fiscalização. O que vemos é PRÉDIO sendo liberado a torno com assinatura de canetas blindadas. O que vemos é uma cidade que aonde víamos pássaros e micos e outros bichos sumirem e nem me pergunte para aonde foram? Lauro de Freitas mudou, mas, eu ainda continuo morando aqui. Continuo porque gosto verdadeiramente daqui!